29 abril 2009

Escrevendo por Linhas Tortas. . .

Um dia destes, andei olhando uma comunidade do orkut sobre blogueiros. Acho que não só ela, mas alguns dos meus relacionáveis também.

Percebi a forma como elas redigem seus blogs. A maneira em como as pessoas querem transmitir uma certa verdade. E claro, 90% dessas pessoas transmitem verdades pela subjetividade.

Me pergunto: porque as pessoas sempre buscam o subjetivo pra camuflar suas própias opiniões? Ou, em alguns casos até, usam de uma verdade pra esconder outra verdade?

Porque as pessoas gostam de escrever de forma complicada? Usando palavras complicadas e abusando da subjetividade?

Respostas são muitas. Pode ser pra se mostrar culto demais, pode ser pra camuflar opiniões pra apenas os certos a entenderem, pode ser estilo própio da pessoa, ou simplesmente ela pode estar espalhando migalhinhas por aí pra que a pessoa siga e descubra o que ela tá tentando de mostrar. Depende da pessoa. Depende de quem está lendo.

Umas até escrevem fácil demais. Apenas querem mostrar fatos concretos e conceitos puramente jornalísticos. Claro, blogs não foram feitos apenas pra serem diários ambulantes de cada um, também podem ser feitos para informar. Mas as vezes há assuntos bons de serem lidos. Outras vezes, é como você tocar um disco riscado numa vitrola: a faixa se repete interminavelmente. Ou como disse anteriormente, podem ser verdades pra esconder outras verdades. Isso acontece muito na vida também.

Pode ser um disco riscado também, falar muito de si mesmo o tempo todo. Ou pior, do mesmo assunto toda hora. Não que falar de si não seja bom. É. Ajuda você a tirar o peso que existe da própia consciencia e poder externá-lo pra alguém. Claro que algumas pessoas preferem guardar pra si própias as dores que afetam a consciencia, sejam elas do presente ou do passado, numa casinha de vidro. Mas falar um pouquinho de si é bom! Só é ruim quando você acaba insistindo com o mesmo assunto, palavras e holísticas. Sempre é bom mesclar naquilo que iremos dizer ou não. Ou então, viramos uns chatos falando de futilidades o tempo todo.

Também vejo por aí, e não só em blogs, muitas pessoas escrevendo por linhas tortas. E também vejo muitos "crentes" querendo compreender a vida, ou simplesmente a essência daquela pessoa que está ali. Talvez, no fim, todos que escrevem ou pintam uma arte surreal, só querem ser compreendidos, ou simplesmente admirados. Não é muito dificil perceber isso. Mas é muito fácil a má interpretação.

Mas no fim, acho que essa é a melhor forma de se entender as coisas. Indo pelo óbvio é chato, indo pelo subjetivo, dá emoção. Aquela adrenalina de você tentar descobrir o que aquela pessoa quer te mostrar. Ou ler nas entrelinhas o que ela quer repassar pra você. São coisas legais de se ver!

É bonito escrever por linhas tortas. Mas ao mesmo tempo, é intrigante. . .

0 comentários: