20 abril 2009

The Memory Remains~



Certa vez, eu olhei um blog de uma amiga minha, que tá nos recomendáveis daqui do lado, e vi ela falando sobre Nostalgias, coisas passadas, enfim. Essas coisas.

Me lembrei de algo interessante. De como em alguns momentos a gente para pra relembrar uma coisa inesquecivel que fez na infancia, ou do que comeu, do programa que viu, e etc. Bate uma sensação gostosa. Uma saborosa melancolia de você tentar resgatar aquilo que já viveu.

Quem é que não sente saudade dos biscotinhos Fofy? Dos Comandos em Ação? Do Atari? De algum programa aleatório na TV?

Todos nós por algum momento, nos relembramos de alguma coisa. Mas inevitávelmente também existem lembranças ruins. Coisas que você considerava como "águas passadas" retornarem pra atormentar você. Lembranças ruins são aprendizados, mas infelizmente, temos medo de repetir o erro. Ou Repetimos, ou pensamos demais e não agimos por nada. Afora que em certas vezes, nem precisamos pensar nele, ele aparece simplesmente pra assombrar sem mais nem menos. É phouda. Mas claro, há formas de se livrar desses fantasmas. Só que alguns (como eu) têm mais dificuldade.

Também há nostalgias de lembrarmos dos nossos avós. Sinto saudade deles. Meus avós moravam em Duque de Caxias e, quando era chibizento, adorava passar o fim de semana com eles. Saia bastante com meu avô e minha avó adorava ouvir as baboseiras que eu falava. Acho que peguei muito desse lado "receptor" dela. Fora que eu sempre via os meus primos, via filmes e etc. Era muito lekau. Pena que eles já se foram. Mas eles estão olhando por mim em algum lugar, assim como meu irmãozinho =~

Muitas pessoas também são nostálgicas quando a escola. Eu não. Passei coisas na escola que gostaria de esquecer, sinceramente. Mas sempre há lados bons. Já vi amigos se recordarem com satisfação da época do ensino fundamental, dos amigos, dos papos, dos professores que durmiam em sala ou que cediam o própio carro pra ir pro buteco. Afora aquelas saudades com bairros onde moravam, origens, histórias pra contar e etc.

Mas claro, muitos grupos sociais se formam de determinadas lembranças. Como alguns que ouvem bastante rock das antigas e outros que curtem toda a saga de Star Wars. Outros se formam à base dos clássicos VHS e do resgate a acervos históricos de telejornais e periódicos semanais. Cada um aproveita a nostalgia da sua maneira.

É uma coisa boa recordar as coisas. Tudo. Afinal, os fatos, as pessoas, os sucessos e outras coisas até passam. Mas a memória permanece. E Graças a ela, podemos reviver tudo o que já vivemos. É bonito isso...

0 comentários: