19 abril 2009

Pesos & Levezas.

Nossa consciencia funciona como uma balança. Sempre equilibrando coisas ruins e coisas boas, sempre equiparando o branco e o preto, nossas felicidades e nossas culpas. . . Acho que no fim, mesmo que inconscientemente, fazemos isso o tempo inteiro. Mas conscientemente, acabamos levando tudo pro lado mais pesado.

E porque não levamos tudo pelo contexto da leveza? Levezas e facilidades pra mim, e pra muita gente por aí, é algo que assusta. Nos sentirmos bem ou até mesmo tranquilos no fundo gera uma intranquilidade. Pesos são como grandes testes pra sabermos se somos merecedores de algo em específico, mas Levezas são facilidades estranhas em alguns momentos. Eu paro pra perguntar pra você que está lendo: já fez prova de vestibular federal e passou sem nenhum esforço? Ou então pra algum concurso público? Bem, se você respondeu não, é porque você sentiu o peso da vontade de querer ser aprovado e estudar lá, daí se dedicou horas e horas por isso. Tem certas coisas "leves" que não vem boas certo?

Por incrivel que pareça, a dor é um sinal melhor do que a leveza propiamente dita. Porque ela é um sinal de vitalidade, de que você tá suando a camisa pra ter aquilo, ou pra ter alguém, ou pra chamar a atenção de alguém, ou pra ser aceito em algum lugar. Todo peso traz valores, pois o peso tem o impacto. Significa que algo te chacoalhou e que voce parou pra notar que você está ali, no chão, vivendo e tomando porrada. Mas claro, depois das porradas, vem os valores. Na Leveza, sentimos somente a brisa na nossa face, não significa presença e sim, ausência. Voamos quando nos sentimos leves, ficamos abobados e no fim, aquilo que idealizamos não traz valor nenhum. Até mesmo a facilidade. Você daria valor a uma coisa que você nem se esforçou para conseguir?

Mas há levezas que foram feitas pra serem boas, e há pesos que foram feitos para serem ruins. Mas geralmente, esses opostos acabam se atraindo, já que quem vive com pesos na consciencia, quer se sentir leve pra aliviar a pressão. E quem se sente leve demais, quer sofrer dor, quer se sentir pesado, machucado, dolorido.

Mas aí, no fim de tudo, você se pergunta: Levezas são ruins? Pesos são bons? Nem sempre.

O que é bom é a certeza. É a manutenção da balança equilibrada entre o esforço e a tranquilidade. Além da própia segurança. Afinal, você já teve pesos na consciencia por ter dito algo errado ou tomado a decisão errada alguma vez. Assim como você já teve a certeza e o equilibrio de estar dizendo a coisa certa e não se arrependeu. É a consciência tranquila. Por mais que opiniões incomodem, você não sentirá culpa e nem arrependimento. Acontece em certos momentos, assim como a consciência pesada.

Na vida, tudo tem de haver equilibrio. Até mesmo nas coisas leves e pesadas. E cada um tem o seu valor em algum momento. Basta ver.

0 comentários: