11 setembro 2008

Poluição Eleitoral~

Hoje, indo até a faculdade, perdi as contas de quantos rostos de pessoas exibindo seu número de votação e com o velho sorriso amarelo que sempre mostram em todas as fotos eleitorais. Enquanto o ônibus fazia o seu trajeto, vi em quase todos os postes, outdoors, pessoas distribundo "santinhos" na calçada de inumeros candidatos mostrando (ou não) suas promessas de campanha. Coisa Lamentável.

Atualmente, nessas épocas de eleições, você sai na rua e ve um rosto desses porcos eleitorais sorrindo pra voce no primeiro poste que voce vê na rua. Se não é no primeiro, é no segundo, ou no terceiro, ou na primeira parede ou outdoor que você ver.

Sorrisos amarelos, claro. Afinal nenhum "bom" político poluiria a cidade com a sua figura expressiva pedindo que você, você mesmo eleitor que vive nas cidades (ou até mesmo no interior), correndo atrás do seu pão de cada dia, o coloque lá na câmara de vereadores, ou na prefeitura se esse for o caso.

Engraçado isso né? E no fim quem chora é o povo. . .


Ainda mais por ver sua cidade ser invadida por porcos que deixam seu rastro de sujeira por todos os cantos. E isso é só o começo. Porque durante esses próximos quatro anos, eles poderão colocar ainda mais sujeira espalhada pelo dia-a-dia urbano. Coisa lamentável~


Mas aí eu pergunto: Ainda existe político honesto nesse país? Ainda é possível acreditar que essa "lenda" realmente exista?

Eu até respondo: Sim, há. Uns gatos pingados é verdade, mas há.

E não são apenas pessoas com boas propostas. São aqueles que realmente cuidam da cidade. Aqueles que possuem boas intenções. Aqueles que possuem gestos simples e não atitude falsamente afetivas como abraçar idosos, beijar crianças e enaltecer o povo da sua cidade. Afinal, pro político, o povo entende pouco de politica. Então é só enaltecer pra garantir sua cadeirinha lá na câmara. E então, meses depois, essas mesmas pessoas iriam sofrer as consequencias do "voto", como filas de hospital, de rio card, INSS, dominio da violencia, extensões anacrônicas do metrô (apenas) à Zona Sul e linhas 1A da vida e etc.

Apesar de, ainda há bons exemplos de políticos.

Inclusive uns dias atrás eu vi uma dessas criaturas raras no metrô. Um velho de aproximadamente 60 anos de idade mostrando seu panfletinho humilde falando da sua história e de suas propostas. Não me parecia um daqueles homens de sorriso amarelo que vejo todo dia em qualquer placa ou outdoor da cidade. Via um olhar diferente. Mais de cidadão do que de político própiamente dito.

Mas infelizmente bons politicos são bem raros mesmo. E sorrisos amarelos dominam várias cidades. E a falta de visão de muita gente de enxergar isso também.

Cabe a nós, eleitores, mudar isso. E expurgar essa raça de uma vez por todas.

Mesmo que atualmente, seja meio complicado. . .

1 comentários:

Tiago Wakabayashi disse...

Cara é uma nojeira essas porcarias, os caras vem, fazem teu marketing e caem fora. tá na hora de alguém fazer um lei punindo quem não retirar seus posters assim que a eleição acabar ou quand o candidato é eliminado da disputa.