22 outubro 2009

Sorte / Revés

Em determinadas coisas da nossa dificil vida, damos sorte de conseguirmos algo.

Em outras determinadas coisas da nossa dificil vida, damos azar e não conseguimos algo que queremos muito.

Eu sei que ambas as coisas fazem parte do jogo. Mas é terrivel você invejar a sorte de alguém e viver tendo revés na mesma situação.

Algumas pessoas tem a sorte de ter amigos legais, uma pessoa que ame de verdade, ter estabilidade profissional, poder fazer o que quer sempre. Mas mesmo que as vezes essa mesma pessoa também pode ter revés em determinadas coisas da vida, tende a ter muito, e reclamar significaria "falar de pança cheia".

Não, esse não é o meu caso, mas é o caso de várias pessoas que vejo por aí. Mas bem que eu gostaria de ser assim...

Não posso reclamar, já que possuo sorte em determinadas coisas. Todo mundo tem competência em conseguir algo mais rápido ou ter mais sucesso do que outras pessoas, isso é comum. Mas é comum também você reclamar daquilo que não acontece com você. Daquilo que você queria que acontecesse contigo. É inevitável você cantar a pedra de que "queria ter mais sorte em algo". E todas as pessoas fazem isso, até eu. Até você que está lendo essas linhas.

Mas cuidado pra não transformar essa lamentação em inveja. Invejas acontecem, mas quando bem dosadas podem ser controladas. Ciúme excessivo e descontrolado gera desequilibrio e pode corroer a si mesmo. Tanto a estragar uma relação quanto a tornar um crápula maldito de pisar na cabeça das pessoas pra conseguir aquilo que quer. Ou até chegar aquele passo, já que quem almeja coisas do tipo sempre quer mais e mais, e o descontrole aumenta, e a personalidade vai ficando cada vez mais fria e rude, tendo tendencias ao psicopatismo.

Eu confesso: eu sinto inveja. Sinto inveja de amigos meus, sinto um pouco de inveja de ter um pouco daquilo que eles possuem. Mas todos sentem, a questão é não chegar no exagero.

Mas gostaria de ter a mesma sorte. Quando a essência é boa, vale a pena você obter aquilo. Desde que seja a sua maneira, já que cada pessoa luta pela sua própia essência, e é ela que pode nos dar a certeza que demos a sorte naquela coisa. Ou azar... Depende dos capitulos a se desenrolar...

Pois é. A Vida é um tremendo perde e ganha. E ambas as coisas fazem sentido, ambas as coisas fazem você pensar, ambas fazem você evoluir... Mas no meio do processo você pode ter sorte, ou pode sempre esperar por ela e não vir. A questão é viver mesmo.

Quem sabe as coisas não acontecem? Talvez com competência você chegue lá. Ou não...

0 comentários: