15 outubro 2009

Perfeitas Imperfeições

No post anterior eu disse que "alguma coisa faltava" pra tudo estar perfeito. Eu só me esqueci de um pequeno detalhe: existe atitudes perfeitas, pessoas perfeitas, fatos perfeitos? Existe perfeição? Existe Satisfação por completo?

Pra mim, não. E digo mais: eu nunca vou estar satisfeito, porque eu sempre vou querer mais, vou querer deixar uma situação ainda melhor, ficar ainda mais feliz, evoluir mais... Perfeições existem, mas há algumas coisas que ainda podem ficar melhores...

E isso não provém só de mim. Muita gente que conheço também quer mais, quer fazer uma determinada situação ficar mais animadora, mais estreita. Me considero um pouco perfeccionista também, mas de deixar todas as coisas certas. Mas sei que algum erro pode ocorrer, afinal, ninguém é perfeito.

E isso também faz parte do equilibrio natural da vida. Você aprende com tudo que aconteceu no passado, com erros pra não comete-los novamente. Uns batem a cabeça mais de dez vezes até acertar, outros acertam de primeira. Talvez por ver erros alheios, ou por algo conhecido dentro da própria casa. Muitos se culpam por cometer falhas que normalmente não cometeria, mas sempre seguem em frente, não importa quanto tempo essa culpa dure.

Uma vez discutindo com um amigo, ele me disse que em um relacionamento por exemplo, brigas são necessárias. No inicio eu achei isso pesado, porque quando há briga, há desgaste. Além disso, muitas não tem capacidade de perdoar, e avaliam a pessoa por um determinado erro, e não pelo conjunto da obra. Mas ele tinha razão: brigas realmente são necessárias, desde que seja para aparar coisas pequenas, e que ambas as pessoas a utilizem como uma forma de entender a outra pessoa, ou simplesmente estreitar, valorizar a relação. Já que todas as pessoas são passiveis de falha, e em uma delas, pode haver uma briguinha. Mas claro, uma discussão normal, nada de tiroteios ou sentenças de morte.

O que eu quero dizer com isso? Quem em qualquer coisa, seja relacionamentos, carreira profissional, ou no próprio dia-a-dia, erros são fundamentais. Nos ajuda a valorizar a nós mesmos e mostrarmos que erramos tentando acertar. Isso é uma coisa perfeita.

Mas voltando ao começo do post, alguma coisa sempre vai faltar pra mim. Quando alcançarmos um ponto X na nossa vida, vamos querer buscar o X². Mas não penso em trocas, e sim em somas, porque tudo que é bom pode ficar melhor. Que o ponto que ainda não foi alcançado e que você quer alcançar, incomoda sim. Porque você quer estar bem. Mas quer ficar ainda melhor, e pra isso, erros podem acontecer. Isso é algo normal. Mas errar faz parte, desde que esses erros sejam buscando acertos ou sendo "espetaculares".

Mas que algo falta, ah falta...

0 comentários: