06 outubro 2009

"Não há Plano"


Hoje eu acordei com uma verdade terrivel incomodando a minha cabeça.

Todo mundo sabe (ou quase todo mundo sabe) que eu tenho como um dos meus grandes objetivos ser um profissional de sucesso. Não tenho ambições extremas de ser diretor de alguma compania ou algo do tipo, mas gostaria de ser uma pessoa respeitada, bem sucedida ou simplesmente independente. Ainda mais porque você sendo assim, terá mais oportunidades para ter grandes crescimentos ou simplesmente sustentar outros valores. Sabe, quando você quer levar a sua namorada pra uma viagem inesquecivel? Ou simplesmente quer ter uma idéia boa para poder fazer o que quiser, quando quiser e pra onde quiser ir? Bem, esse é um dos meus objetivos. Lógico, esse é um dos pilares, mas eu não quero passar nenhum aperto no futuro, e sim, construir meus própios valores e alcançar o sucesso com meu própio esforço.


Mas hoje eu parei pra pensar: eu tenho planejamentos de crescer pra daqui há um ano. Já que ainda tenho muita coisa pra aprender e alguma experiência pra colher. Mas como eu posso pensar pro ano que vem se as coisas exigem que você faça algo para ontem? Sem ter tempo pra planejar e sim, pra se mover, fazer alguma coisa?

O que eu poderia fazer com as ferramentas que tenho na mão atualmente?

Pouca coisa. Eu sei... E isso desanima. Desanima também você não conseguir uma coisa legal agora justamente por algum detalhe... ou por alguma necessidade específica. Penso eu que poderia melhorar mais o meu inglês, aprender um pouco mais de design, estudar mais pra concursos, correr atrás de crescimento e ter um curriculo invejado (ou ao menos ter alguma coisa destacável) mas será que eu tenho tempo pra tudo isso? Será que eu tenho algum plano?

Planos... planos... e mais planos. Tudo que fiz até agora foi planejar. Mas o dinamismo das coisas e algumas necessidades não permitem que você siga um determinado norte, e sim que você simplesmente dê uma de johnny walker: "keep walking".

Não dá pra parar e pensar, a questão é agir. Como eu devo fazer isso?

Parando de fazer planos, porque eles não existem. Isso mesmo, não há plano.


Eu hoje posso estar reclamando de como eu tenho dificuldade pra achar um estágio, emprego, ou simplesmente pra estudar em paz para um concurso público. Mas daqui há três anos eu possa estar diferente. Posso estar em um bom emprego, exercendo cargo publico, e claro, crescendo. Crescer e buscar alguma coisa nova como habilidade, posso gostar de fazer coisas que não imaginava que iria fazer e desenvolver aquele determinado papel. Eu posso ter trabalhado em várias empresas, como posso ter me estabelecido apenas em uma. Não sei o que o futuro me reserva, só sei que posso (e certamente vou) estar melhor profissionalmente mais adiante. E também sei que há pessoas torcendo pra que isso aconteça...

Eu tenho certos desejos, e tenho algumas coisas em vista. Mas sei que tudo pode mudar com o passar do tempo, ou pode seguir o curso determinado que você quis até aquele momento. Tudo depende de uma escolha, de fazer algo ou não, de querer algo ou não, de abraçar determinada causa ou não. Na vida temos escolhas, e elas não fazem parte de planejamento algum. Nunca se sabe quando elas podem aparecer. Talvez apareça amanhã, ou daqui há dois anos, ou daqui há duas horas. Mas elas sempre aparecem, não tem como isso ser evitado.

Mas pra ter uma vida que você quer, não adianta você planejar. E sim, adaptar. Você vai se adaptando e se constituindo ao longo da vida e das oportunidades. O resto também se adapta. Você pode descartá-los, como pode adaptá-los a sua escolha.

Talvez seja isso que eu tenha que fazer daqui pra frente, adaptar. Mas sem perder o foco do que eu realmente quero pra minha vida.

Sem fazer visualizações, porque elas vem conforme o tempo. Não dá pra traçar destinos, por mais que eles aconteçam porque tem que acontecer. Mas há boas escolhas.

E há sucesso. E há crescimento. E de repente há acompanhamento também.

Mas plano? Não existe plano...

0 comentários: