12 setembro 2009

Red Pill, Blue Pill



A Mágica visão da fantasia e a entediante visão da realidade. A Pilula azul e a Pilula vermelha.

Eu conheço muitas pessoas que tomariam a pilula azul. Preferem imaginar e viver aquilo que está a sua mente e ignorar o que está na sua frente do que fazer justamente o caminho inverso. Preferem sentir do que buscar, e isso é algo muito perigoso.

Por várias vezes eu já me peguei tomando desse veneno. Imaginando coisas irreais e sem sentido, do que buscar aquilo que eu sonhava pra minha realidade. Decepção com o dia-a-dia? Pode até ser por alguns momentos, mas em determinadas horas não dá pra simplesmente sonhar e assistir tudo quietinho da platéia. Você quer estar ali, atuando, vivendo aquilo que você sonha, não vendo seus amigos fazendo sucesso e você aplaudindo de pé feito um abestalhado. Você quer sempre mais. Mas não dá pra ser "sempre mais" tomando da pilula azul e vivendo uma realidade falsa onde sonhos e coisinhas sem sentido movem a sua vida do que simplesmente a busca e a persistência. Vejo muita gente se contentando com amostras e com a passividade do que buscar o completo e tomar determinadas atitudes, por mais que a realidade seja complicada e dificil como ela é hoje.

Além da questão buscar o real, temos a questão de vive-lo. É engraçado pois olhamos para os lados e vemos mais pessoas preocupadas com futebol do que com coisas mais sociais. Ou com alguma coisa familiar, profissional. Muitas pessoas não tem noção do que está a sua volta e só pensa na própia sensibilidade, e ainda sim temporária. Muitas pessoas preferem pensar em "como vou levar uma pessoa x para a cama" do que necessáriamente em cuidar do própio jardim para coisas mais importantes. Muitas pessoas não gostam de ler, porque é cansativo. Preferem ver novela, porque a trama é legal e quer ver a FDP da vilã morrendo, ou assistindo cópias de Oprah Winfrey e claro, ver futebol na TV. Isso é cultura certo? Muitas pessoas não gostam de se informar, a não ser que seja pra saber de quem vai jogar o clássico de amanhã, quem é o árbitro ou quem vai sair na próxima playboy. Isso é informação, certo?

Isso tudo é a Pilula Azul. Das pessoas que não enxergam e nem buscam a realidade boa e certa. E sim a temporária e com gosto de chocolate com marshimellow. Mas a outra pilula, essa poucas pessoas tomam...

Mas seria importante se as pessoas tivessem um minimo de essência e vissem a verdadeira realidade, ou a buscassem. Cada um tem a sua verdade, mas muitas verdades são plásticas.



Mas aí é questão de cada um tomar a pilula que bem entende. Uns conseguem ser felizes com pouco, outros com a essência completa.

Tudo é uma questão de escolha~~~

0 comentários: