07 maio 2009

A Histeria Suína, e as Imprensas em fúria.

A Gripe suína, pra muitos, é um fator de preocupação pra algumas pessoas. Umas, até usam a tal gripe como um sinal dos tempos. E pra mim?

É uma grande bobagem.

É engraçado você olhar a TV, ou a Internet e ver casos e casos falando de pandemias, de criação de medicamentos, de governos fazendo alarde, entre outras coisas. Claro, é sempre bom prevenir do que remediar, mas há motivo pra tanta histeria?

Ontem mesmo, foram confirmados quatro casos no Brasil. Mas duas destas pessoas passam bem. Aliás, muitas pessoas que contraíram essa gripe, já estão em fase final de cura ou já estão curadas. Me pergunto: é realmente um vírus perigoso, que pode dizimar muitas pessoas da face da terra? Ou é simplesmente um meio de propagar o terror via imprensa, aumentar muito uma coisa que no fim... nem é tão perigosa. Claro, o Apocalipse é uma grande forma de se vender jornal. A Folha Universal VIVE fazendo isso o tempo inteiro. A Super-interessante e outras revistas e canais de TV, também. Conscientização tem que haver, realmente, porque se nada é feito, coisas ruins podem acontecer. Mas pregar o fim do mundo ou vender teorias da conspiração na imprensa, é algo muito fácil de se fazer. Afora editar coisas e transformar uma verdade e outra. Esse é o lado ruim do Jornalismo.

Vejam a profecia Maia, em 2012. Quem não garante que se houver algum desastre, qualquer desastre que seja, seja epidêmico, climático ou alguma guerra interna ou "escaladas" que nunca acontecem, vai ser o principio do fim e que nostradamus previu tudo? Sempre é ele que prevê algum desastre. E claro, a imprensa vai, e acha uma outra citação dele de que o pior está por vir. SEMPRE acontece isso. Talvez essa profecia nem se cumpra, e seja um ano como todos os outros, como foi em 11 de Agosto de 1998 e aquelas coisas de bugs do milênio, "de 2000 não passarás" e etc. Tudo isso virou notícia, assim como está sendo com a Gripe Influenza "A" (nome tosco dado pela OMS para a Gripe Suína).

Mas voltando a gripe, realmente devemos nos preocupar? Realmente deve ser feita essa histeria toda que estão fazendo por causa de uma possível (?) pandemia que pode matar muitos?

Cuidado, pois o sensacionalismo jornalístico pode até ser mais mortal do que a própia doença...

(...)

Ah sim, agora eu também tenho Twitter! Caso queiram dar uma olhada, é só dar uma clicada ali na área de links. Só me perdoem se estiver mal atualizado. Eu ainda estou tentando domar aquele site, mas um dia eu chego lá! xD

0 comentários: