04 janeiro 2010

Fake

O que leva uma pessoa a criar um fake? Qual é o propósito desse tipo de pessoa, que quer se passar por outra simplesmente para ocultar um determinado objetivo?

Eu particularmente conheço os dois lados da moeda. Conheço pessoas que, criam um fake simplesmente pra fazer ciúmes, ou pra colher alguma informação, ou simplesmente pra zombar de alguma pessoa com uma determinada alcunha. Mas também conheço gente que foi acusada de ser assim. Desconfiei também no começo, mas observando certos pontos, vi que não fazia sentido aquela determinada pessoa ser um fake, mas que algo a fazia ser assim, para que outras desconfiassem. O que é? Isso é algo que não sei responder. Só a pessoa sabe. O que outras poderiam fazer é levantar hipóteses, mas basicamente, só ela sabe. E só ela saberia responder o que significaria esse ponto de interrogação que ronda sobre ela e sobre partes da personalidade dela. Mas que ela não se encaixa no termo, isso eu tenho absoluta certeza.

Mas o que se encaixaria no termo “falso”? Pra quê chegar a esse ponto?

Na maioria das vezes, o tempo de vida de um fake é curto. Serve bastante pra criar uma personalidade X para conseguir determinadas coisas ou simplesmente assumir outra identidade, seja em jogos de RPG, ou utilizá-lo como válvula de escape da realidade. Mas em todas, é para criar um personagem capaz de descobrir coisas, ou simplesmente por diversão. Mas nunca vi uma pessoa manter um profile falso, ou um personagem falso por bastante tempo. Se leva, é por um motivo bastante específico, e pra uma pessoa só. Quando se enfoca em grupos, se baseia em comunidades, e sempre com Nicks casuais, como “tomate”, “Marilyn Monroe”, “caixa d’água”, “Patolino” entre outros.

Não, não confunda criar um personagem com criar alcunhas diferentes acerca da própria realidade. Claro que uns e outros mistificam fulano separando o eu real com o nickname, mas no fim, é sempre a mesma pessoa. Como por exemplo, não tem como traçar uma personalidade do eu Diego com o eu Koyuki. Essa é a minha “identidade” pra várias pessoas que eu conheço e que venham a me conhecer. Tanto que esse blog leva o nome de “Koytidiano”. Ou seja, casando o cotidiano em si a minha própria identidade, o que eu vejo, sinto, passei, irei passar e etc. Mas Koyuki não é um fake do Diego, e sim, uma identidade pessoal, assim como várias pessoas que eu conheço a possuem.

Mas voltando aos fakes, muito dos objetivos são entretenimento, ou pra enganar, ou pegar informação, ou participar de certas áreas e etc. Mas nunca vi um fake querer ser amigo de outras pessoas, sem revelar a identidade ou criar certa intimidade. No caso dessa pessoa, não entendi o motivo dela ter sido chamada assim. Ou talvez tenha entendido, mesmo que esse termo tenha sido injusto para ela. Mas eles existem, e sempre por um ou outro motivo. Uns bem inocentes, e outros nem tanto.

De certo modo, é sempre bom sermos nós mesmos. Mesmos que tenhamos alcunha para nos darmos uma certa identificação
.

1 comentários:

patty disse...

Eu tenho um fake pra baixar séries e músicas e para escrever '-'