19 março 2009

Piratas ao Mar!!!

No Último dia 17, encerrou-se as atividades da comunidade "Discografias" no orkut. O Motivo? Os donos alegavam perseguição da entidade anti-pirataria e resolveram fechar as portas da comuna.

Pergunto a você: Vale a pena caçar sites que cedem músicas de graça para o público simplesmente pela insistência e pela inquietação dos donos de selos e empresários de plantão?

Pra mim, não vale. Estão caçando o problema pelo lado errado. Pirataria é ruim pra quem usa o meio fonográfico ou digitar pra venda. Eles faturam com filmes que mal foram lançados nos cinemas, com cds feitos sabe-se lá aonde e por quem. Mas pelo compartilhamento do acervo musical na internet, de graça, de forma democrática, não vejo porque esse alarde todo por causa de pirataria.

Até pros própios artistas, a internet e os downloads gratuitos são úteis. Pois isso faz com que a fama e as músicas deles atinjam todas as massas de todos os locais. É como você romper barreiras com o sucesso, descobrir que tem fãs do outro lado do mundo e espalhar a mensagem por aí. Até a questão venda dos discos não é bom pro própio artista. Em média, eles costumam receber cerca de 50 centavos por cd vendido. O Maior faturamento da banda ou do cantor/cantora em questão vem dos shows, das turnês. E a maior porcentagem vão pros empresários e para a própia gravadora. Em suma, pra eles é lucro. Pro artista, não muito.

Minha opinião é: a cultura deve ser democratizada. Seja ela de livros, fonográfica, teatral, cinematográfica ou o que for. Todos deveriam ter acesso ao que realmente importa: a informação e o gosto.

mas tem gente que não entende. . .

0 comentários: