12 novembro 2008

Falando Futebolês.

Eu sei que raramente falo sobre futebol. E raramente também, eu coloco meu lado "jornalista" de ser da vida. Mas andei fuxicando um tema na internet que resolvi dar uns comentários sobre o assunto aqui.

Hoje estava eu, passeando pela internet e me lendo algumas notícias no Globoesporte.com. Quando me deparo com uma notícia de que o campeão da copa sul-americana iria pra libertadores em 2009. Curioso, resolvi ler a respeito.

Pelo que percebi, o campeão da SA, disputaria a vaga pra Libertadores com o LDU, atual campeã da competição continental. Uma sacanagem com o clube equatoriano. Alias, uma sacanagem com qualquer clube que estaria no lugar da "Liga".

Algum tempo depois, vejo uma notícia de que há um imbroglio entre a federação peruana de futebol, a FIFA e a Conmebol. Segundo a notícia, o governo peruano interveio na federação de futebol daquele país, o que é proibido pela FIFA. Graças a isso, os times peruanos seriam desclassificados e proibidos de disputar a competição no ano que vem, assim, distribuindo tres vagas extras para alguns clubes.


Primeiro, foi o caso de que três clubes seriam convidados para entrar na competição: Santos, Independiente e Peñarol. E como o último está na libertadores do ano que vem, a vaga iria pro campeão da sul-americana. Depois surgiu a noticia de que além do campeão da sul-americana, o vice da libertadores seria convidado para preencher uma dessas vagas, no caso o Fluminense, e o segundo seria o campeão da sul-americana (se for usado esse critério, o mais correto na minha opinião seria dar a terceira vaga ao vice da SA).


Um comentário meu sobre a competição: A Copa Sul-americana é um campeonato que poderia ser melhor organizado. Sim, nos moldes da Copa da UEFA, no primeiro semestre da libertadores, dando vagas aos clubes "secundários" dos países sul-americanos. E claro, sem regrinhas ridiculas e enfadonhas como River e Boca já entrarem como convidados e direto nas Oitavas de Final. O Campeão da SA poderia garantir vaga na libertadores? Sim, claro. Mas entrando diretamente e numa fase pré. E a Copa do Brasil sendo passada para o outro semestre, com o campeão indo para a maior competição das americas e o vice para a segunda mais popular.

Muitos clubes não dão atenção a competição, graças a coincidencia de datas com o término do campeonato local de cada país. Uns valorizam, outros ignoram e assim vai. Na minha opinião, coloca-se a competição no primeiro semestre e pronto. A Sul-americana seria um campeonato bem valorizado e disputado, como a copa da UEFA.

Quanto ao assunto de times serem convidados, eu ainda prefiro esperar pra ver. O anúncio oficial será no dia 25, e lá eu estarei digitando aqui o que aconteceu. Pode ser informação ventilada e não acontecer nada. Como pode surgir uma das soluções acima. Só sei que, se o Santos entrar na competição como "convidado", não dirão muita coisa. Até reclamarão, mas se entrar o Fluminense, que foi VICE da última libertadores, virão com aquele mesmo papo de que o clube só consegue coisas com falcatruas, viradas de mesa, jogadores comprados, com oportunismo e etc etc etc. Vai entender né. . .

Como eu sou do tipo de acreditar vendo, eu esperarei até o dia 25, OU a Conmebol se pronunciar a respeito da situação. Daí eu comentarei a respeito dela~

(...)

Eu sei que ainda tenho muito o que melhorar na "escrita" quanto o assunto é notícia. E pra fazer crônicas também. Mas, ainda estou no "começo" da faculdade e ainda tenho muito o que evoluir nesse meio. Me formarei em Jornalismo e Publicidade com objetivos distintos e parecidos ao mesmo tempo: Redigir, impressionar, comentar. O Cotidiano é como uma música, pode ser boa ou ruim, e sempre há o crítico da obra, que é o que quero fazer em breve.

Enquanto isso, eu só observo. . . (e escrevo .D)

1 comentários:

Tiago Wakabayashi disse...

Falta eu acho visão das diretorias dos clubes, federações e confederações. A UEFA, que rege a Champions League, ano passado fez um estudo para aumentar as receitas do campeonato, mesmo ele já sendo largamente o mais rico do mundo. Além de visão, ambição.