15 setembro 2010

Rewrite

"Apague e Reescreva".

Quando você comete um erro, ou pensa simplesmente que aquilo que você fez é algo completamente irreversivel, você pensa nessa frase acima.

Nem sempre é possivel apagar. Mas devemos pensar que é viável reescrevermos nossas histórias, mesmo que o passado te dê lembranças que, o que foi feito lá atrás te dê vergonha ou tenha sentimento de culpa/arrependimento por aquilo que foi feito.

Ninguém é perfeito. Todos nós erramos por algo. Há erros pequenos e erros grandes. Mas todos (eu disse TODOS) eles são passíveis de perdão. Você até pode voltar a cometê-los no futuro, mas sabe que com esforço e dedicação, você irá mudar pra melhor. Desde que haja força de vontade, hombridade e menos orgulho possivel.

Vamos citar o exemplo dos alcoolatras. Muitos dos que bebem querem mais é encher a cara até cair, chegar em casa e fazer bagunça, atrapalhar a vida da mulher e etc. Mas muitos também querem parar de beber, de causar problema e tem vontade de acabar com esse estorvo que incomoda a toda a familia e ao próprio sujeito. É fácil? Não é. Você até pode errar de novo, mas sabe que quer acertar, quer vencer, e quer se policiar. Quem tem luta, consegue vencer esse problema. Uns desistem no meio do caminho, mas quem realmente quer mudar, acaba mudando. Independentemente de "se errou uma vez, vai errar outra, e outra, outra, e etc."

Voltando ao "apagar", não é possivel sempre apagar o que foi feito. Aliás, não tem como remover isso do passado, mas o que foi feito, mostra a si que você é humano, tem falhas e que não quer fazer aquilo novamente. Mas isso faz parte da nossa evolução. Todo mundo evolui. E essas evoluções vem dos nossos erros, e deles a gente reescreve a nossa história.

No meio desse assunto, também temos o sentimento do perdão. Não é fácil obtê-lo, até porque ele significa que a pessoa viu o seu erro e aceitou suas desculpas, mas a confiança não será mais a mesma. Afora que perdoar, nada mais é do que confiar que a pessoa vai melhorar daquele tal erro (dã). Mas como disse, não é fácil. Exige paciência, bom senso, um pouco de sacrificio (de quem errou), entre muitas outras coisas. Mas é um sentimento interessante. Até porque nem todo mundo perdoa. E esse ato é uma forma de que não existe rancor nenhum, mesmo que ainda exista falta de confiança.

Acho que muitas pessoas deveriam perdoar. Assim como outras muitas pessoas deveriam reescrever suas histórias e modo de pensar a vida, além de analisar a si próprio. O mundo evolui e nós evoluimos, mesmo que a gente pise na bola de vez em quando...

0 comentários: