20 junho 2009

Formar pra quê?

No último dia 17, o STF revogou uma lei onde deixava de obrigar o diploma de jornalista pra quem gostaria de exercer a função. Segundo o relator Gilmar Mendes:

"... danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma. Mendes acrescentou que as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional. Mendes lembrou que o decreto-lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar e tinha clara finalidade de afastar do jornalismo intelectuais contrários ao regime.

Sobre a situação dos atuais cursos superiores, o relator afirmou que a não obrigatoriedade do diploma não significa automaticamente o fechamento dos cursos. Segundo Mendes, a formação em jornalismo é importante para o preparo técnico dos profissionais e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão.

Eu, como um aluno do curso de Jornalismo, primeiro acho estranho isso ter acontecido. E segundo, acho isso uma bagunça.
Por que eu acho estranho? Simples: Pra quem cursa a área, e ainda não se formou, vale a pena se auto-declarar jornalista? Pra mim, não. Podemos exemplificar que temos o mesmo titulo que uma pessoa que está começando agora e a de que está terminando. Não há diferença. E com essa lei, ser um jornalista diplomado não significa absolutamente nada. É apenas um papel, um acontecimento, o fato de ter concluido o ensino superior, e só. Qualquer pé rapado pode se formar como jornalista, e ele vai ter a mesma chance que eu tenho de ter uma vaga na área. Afinal, algumas pessoas só querem ser aprovadas na área, não serem bem qualificadas para tal... Arrancaram praticamente a essência do curso.

Mas avaliando por um contexto, isso pode trazer problemas para a profissão. Dependeria de determinadas empresas e de como elas fariam pra contratar determinados profissionais. Se o diploma for realmente dispensável, ao menos tem que haver um critério justo para a empresa contratar a pessoa. Daí, algumas pessoas simplesmente vão correr atrás de ter uma nota melhor pra poder se destacar, já que ter ou não o diploma, não faz mais diferença. O que faz agora, é somente números e conceitos...

Ao menos, há outras vertentes que eu quero seguir, já que pra se especializar você precisa de bastante conhecimento. Mas eu não vou abandonar a minha área. Ao menos, isso vai servir como motivação pra você evoluir e se tornar competente naquilo que faz.

Mas aí eu me pergunto: Se formar pra quê? Se eu posso conseguir coisas sem ao menos concluir todas as etapas do curso? Posso ser Jornalista sem ao menos aprender todas as técnicas de LEAD, algumas vertentes jornalisticas, entre outras programações? O que me diferencia de quem ainda não fez o curso e quer fazer? Só um pouco de conhecimento? E se pra uma empresa somente isso não bastar?

Infelizmente, isso é lamentável...

1 comentários:

Leandro SC - Estácio 2008 disse...

REALMENTE ISSO É LAMENTÁVEL, O STF QUE ARQUE COM AS SUAS CONSEQUÊNCIAS QUE ESTÃO ARRUINANDO ESTE PAÍS...